Aprenda Qual Usar Na Hora Da Transferência: TED ou DOC

diferenca DOC e TED

TED é a sigla utilizada para se referir a Transferência Eletrônica Disponível e DOC é a sigla utilizada para se referir à Ordem de Crédito. Ambas são opções disponibilizadas pelos bancos para que você consiga depositar dinheiro em outras contas bancárias de bancos distintos do seu.

Os dois métodos de depósito difere somente em alguns aspectos, como valor e tempo. Ao término deste artigo, você saberá tudo sobre ambos os métodos de envio e qual irá
escolher na próxima vez que for depositar dinheiro.

Ted: O que é?

A Transferência Eletrônica Disponível é o método bancário utilizado para transferir qualquer quantia em dinheiro para contas bancárias de bancos distintos do seu. (Como por exemplo, da Caixa para o Banco do Brasil).

O método é bastante utilizado porque o dinheiro cai quase que de maneira instantânea para a conta destinatária. Porém, isso só é válido nos dias úteis (Ou seja, em dias que não ocorre feriado e na semana).

Por esta razão, é importante que você tenha bastante cautela no momento de realizar este método de envio, pois no momento que você envia uma quantia via TED, é impossível efetuar o cancelamento.

Doc: O que é?

O Documento de Ordem de Crédito é utilizado para transferir uma determinada quantia em dinheiro para uma conta bancária de um banco distinto do seu. Sim, possui a mesma finalidade do método acima, mas possui uma pequena diferença e iremos abordá-la agora.

Ao utilizar o método DOC, você irá ter um limite de envio de dinheiro, sendo possível enviar para outra conta bancária no máximo R$ 4.999 e para completar as limitações, o dinheiro demora um pouco mais para cair.

Caso você necessite transferir valores maiores que cinco mil reais, é necessário que utilize o método citado acima, TED. No DOC o dinheiro só cai após um dia útil da sua operação bancária, em alguns casos, pode demorar até 48 horas.

Principais diferenças entre TED e DOC

Tenho certeza que com o término da leitura dos parágrafos acima você já conseguiu perceber qual é sua principal diferença, mas como de costume, irei mastigar um pouco mais para você.

A diferença é bem simples, no TED o dinheiro cai de maneira quase que instantânea, os valores de transferência são ilimitados e não é possível realizar o cancelamento após ter transferido o dinheiro.

Já o DOC, o dinheiro irá cair entre 24/48 horas e você se torna limitado, conseguindo enviar no máximo R$ 4.999 para outra conta. Como o processo ocorre de maneira muito lenta se comparado ao TED, é possível entrar com algum processo e cancelar a transferência.

Caso você seja do tipo de pessoa que escolhe sempre o menor preço, não se preocupe, quando sua escolha for TED ou DOC você irá conseguir escolher por qualidade e viabilidade mesmo, pois as taxas cobradas pelos bancos nos dois tipos de transferência são iguais.

Ou seja, se o banco A cobra x valor por Ted o banco A não irá cobrar y para DOC, incrível, né? Ambos os meios são confiáveis e todo banco disponibiliza.

Quais dados eu preciso para fazer TED ou DOC?

Então, será necessário que você informe ao seu banco alguns dados sobre o destinatário da transferência, isso vale para os dois meios. Todas as informações necessárias precisam ser enviadas com bastante cautela, qualquer erro de digitação será crucial.

Agora que já te fiz medo, vamos aos documentos necessários para você realizar sua transferência bancária via TED ou DOC.

Estes dados deverão ser inclusos no momento da transferência, nos tópicos a seguir, iremos te ensinar onde e como realizar uma das duas transferências bancárias, tudo bem?

E caso alguma coisa dê errado na transferência?

Então será necessário que você se desloque até uma agência mais próxima e entre em contato com o banco para saber onde ocorreu o engano. Na maioria dos casos, o erro ocorre na digitação dos dados necessários, algumas vezes dando sorte ao azar, enviando sua transferência para a conta de outra pessoa.

Nestes casos, você deve ir até sua agência como citado acima e pedir ajuda ao gerente do banco, para que ele te auxilie e resolva seu problema da melhor maneira possível.

Onde devo fazer DOC ou TED

É possível realizar ambos os meios de transferência bancária por diversos meios alternativos, como por exemplo, agências bancárias, por pontos de autoatendimento, pelo aplicativo oficial (Internet Banking) ou ligando para o banco.

Sempre que possível, realize estas transferência pela Internet, ponto de autoatendimento ou pelo aplicativo oficial do banco. Pois é muito mais rápido e como de costume, sempre é bom economizar, as tarifas cobradas quando realizamos de maneira autônoma costuma ser 50% menos.

Porém, se você realizar este procedimento pela Internet você também ficará limitado, pois só é possível realizar em momentos predeterminados, ao término deste artigo iremos te mostrar os horários permitidos por alguns bancos do Brasil.

Horários de atendimento dos principais bancos do Brasil

  • O Banco do Brasil permite que você realize este processo após 7h30 até às 17 horas.
  • O Banco Santander permite que você realize este processo após 8 horas até às 17 horas.
  • A Caixa permite que você realize este processo após 7 horas até às 17 horas.

E então, qual a melhor opção? TED ou DOC?

Eu costumo falar para meus amigos e familiares que tudo nessa vida é relativo, além disso, tudo depende do ponto de vista do usuário. E com os meios de transferência também não são distintos, tudo vai depender de sua necessidade.

Caso você necessite enviar uma quantia em dinheiro de maneira urgente, caso de vida ou morte, você deve optar pela TED.

Todavia, se você não tiver pressa é melhor optar por DOC, pois é um pouco mais lento e é possível ficar atento a qualquer erro.

Em resumo, todos os bancos conseguem suprir suas necessidades em todos os momentos de sua vida e em qualquer situação que você precisar.diferenca DOC e TED

Deixe um comentário